fbpx
De volta ao topo

Nicole Simonato

  /  Marketing Digital   /  Saiba mais sobre as Live Rooms, o novo recurso do Instagram

Saiba mais sobre as Live Rooms, o novo recurso do Instagram

O ClubHouse mal lançou / bombou / acabou e o “Seu Mark” já se antecipou e criou um novo recurso, as “Salas Ao Vivo do Instagram”, em inglês Live Rooms, para quem prefere algo mais sonoro.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Instagram’s @Creators (@creators)

 

Neste artigo, eu falo tudo o que você precisa saber sobre as Live Rooms e Marketing no Instagram.

 

#1 O que são as “Live Rooms” do Instagram

#2 Como criar uma “Live Room”

#3 Por que usar as “Live Rooms” na estratégia de branding digital do seu negócio?

 

#1 O que são as “Live Rooms” do Instagram?

Lançadas em Março de 2021, as Live Rooms são Lives que podem ser feitas por até 4 pessoas. Uma espécie de “webinar” dentro do próprio Instagram, para ficar tudo mais fácil.

De acordo com o Instagram, esta foi uma “atualização altamente solicitada” depois do boom das lives durante a pandemia. Anteriormente, você só podia ir ao vivo no Instagram com um único convidado, ou seja, uma Live entre 2 pessoas.

Marcas, especialistas e influencers já estão “co-criando” uns com os outros, alcançando novos públicos, impulsionando vendas e se envolvendo ainda mais com sua comunidade – tudo em tempo real.

Ainda em fases de testes, o recurso não está disponível para todos os perfis. “Em breve, as Live Rooms estarão disponíveis globalmente para todos”, comunica o Instagram.

 

Algumas observações: 

  • Os convidados das Live Rooms não necessariamente precisam ter um perfil no Instagram. É possível criar um link e convidá-lo separadamente. Ou seja, quantas pessoas maravilhosas que ainda não estão por lá e poderão estar?
  • Como host da Live, ou dono da Live, você pode adicionar até três convidados de uma vez só ou um por um. Por exemplo, você pode começar com dois convidados e adicionar um convidado surpresa como o terceiro participante mais tarde…
  • Os usuários que forem bloqueados por um participante em um Instagram Live Room não poderão entrar no Live
  • Usuários cujo acesso ao vivo foi revogado devido a violações das Diretrizes da comunidade não poderão entrar em uma Live Room
  • Os hosts da Live Room terão a capacidade de bloquear e relatar comentários e aplicar filtros de comentários

 

#2 Como criar uma Live Room no Instagram

Criar uma sala ao vivo no Instagram é praticamente igual a fazer uma transmissão ao vivo no Instagram. 

 

Step 1: Abra a câmera do Instagram Stories e deslize até o ícone do modo “Ao vivo”.

 

Step 2: Em seguida, adicione um título para sua sala ao vivo do Instagram. Para fazer isso, clique no ícone “Alinhado à esquerda” no lado esquerdo da tela. Seu título permite que os espectadores conheçam o tópico de sua sala ao vivo e o que podem esperar.

 

Step 3: Toque no ícone “Ao vivo” para iniciar sua transmissão. 

 

Step 4: Para adicionar convidados à sua sala ao vivo do Instagram, toque no ícone “Vídeo”. Aqui, você poderá enviar solicitações de participação de convidados. Você também verá pessoas que solicitaram participar da Live com você.

Lembre-se: Você pode adicionar todos os seus convidados simultaneamente ou um por um para adicionar um elemento surpresa.

#3 Como usar as “Live Rooms” na estratégia de branding digital do seu negócio

 

-> Para apresentar um produto ou serviço ao vivo e promover vendas

 

 

O storytelling visual, especialmente em vídeo, é fundamental para promover e vender produtos.

Uma pesquisa descobriu que 84% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca (Wyzowl, 2021).

Tivemos também um boom de Lives com foco em vendas, o que tem gerado um novo formato em países sul asiáticos (quem realmente lança tendências).

As Live Rooms são uma ótima maneira de mostrar como seus produtos funcionam em conjunto com mais de 2 pessoas. A apresentação que o próprio Instagram dá mostra 4 criadores fazendo um tutorial em tempo real de um produto de skincare. Em tempo de influência e confiança, isso conta muito.  

E com o recurso Instagram Live Shopping, os espectadores podem comprar produtos em destaque durante uma transmissão – criando uma maneira simplificada para marcas e criadores fazerem vendas no aplicativo. (Apenas para produtos e para e-commerce)

 

-> Para fazer uma “mesa redonda”, ao vivo e a cores no Instagram

 

As Salas do Instagram Live são perfeitas para promover “mesas redondas” com diferentes pessoas.

Uma dica é criar bate-papos mensais recorrentes com novos convidados ou conduzir painéis de discussão sobre vários tópicos.

 

 

Olhem que tri: para o lançamento do Instagram Live Rooms, o Instagram promoveu Lives diárias, com 4 participantes cada, cada uma abordando um tema. 

 

-> Co-criar aulas interativas no Instagram 

 

Com muitas academias e estúdios fechados, o Instagram Live Rooms pode ser ótimo para aulas interativas.

 

Em março passado, a marca de varejo Revolve criou #RevolveAroundTheHouse – uma série de sessões ao vivo do Instagram hospedadas por vários criadores e especialistas em fitness.

 

Com o Instagram Live Rooms, pode haver até 4 hosts diferentes liderando uma parte de uma classe, cada um com sua própria área de especialização.

 

E isso funciona para quase qualquer setor. Aulas de arte, sessões de panificação, fabricação de joias, degustação de comidas e vinhos – as oportunidades são infinitas!

 

Veja a sugestão de That Cheese Plate, que frequentemente oferece aulas interativas com outros empresários e amantes de queijo:

-> Aproveitar o recurso e perder a vergonha de falar em público ou “mostrar a cara” na internet

 

Fazer lives com apenas 1 pessoa pode ser um pouco constrangedor. Mas quando estamos com mais pessoas ficamos mais à vontade. Não é mesmo?  

 

-> Aumentar ainda mais a sua audiência e relevância no seu Instagram

 

Fazer uma Live com vários convidados é uma ótima maneira para aumentar o seu alcance, pois os seguidores dos convidados também são notificados.

 

Com 4 pessoas em uma mesma Live são 4 possibilidades de aumento do alcance. Ou seja, são 4x mais chances de aumentar o seu número de seguidores e clientes potenciais. 

 

-> Reforçar a sua presença no Instagram

 

Concentrar tudo no Instagram é ainda uma estratégia para se adotar, principalmente para quem não possui foco em outra rede social. 

 

Ao invés de levar as pessoas para outra plataforma, ficar no Instagram pode gerar ainda mais resultados nesta mídia com a sua audiência.

 

-> Facilitar a vida da sua audiência

 

Também temos que entender que nem todos gostam de ter mais uma rede social, ou um novo aplicativo para baixar.

 

-> Co-criar ao vivo & a cores com pessoas legais 

 

Reunir diferentes experts para produzir um conteúdo digital é sobre co-criação ao vivo. E isto é incrível.

 


 

Eu adorei este novo recurso e espero utilizar na estratégia de muitos clientes, inclusive na minha própria. E vocês?

Leave a comment:

Follow me
Search