fbpx
De volta ao topo

Nicole Simonato

  /  Marketing Digital   /  8 “erros” para NÃO repetir no Instagram em 2021

8 “erros” para NÃO repetir no Instagram em 2021

Ano novo // vida nova &&& aprendizados novos que eu vou entregar de lambuja por aqui. 

Todo mundo quer um lugar ao sol no Instagram, com muitos “likes” e vendas, mas a maioria segue repetindo o que todo mundo faz sem penso, sem criatividade… 

Vamos dar um refresh e iniciar 2021 parando de fazer o que não funciona mais? 

#SOSINSTAGRAM Algo mais a incluir?

 

1 // Usar fotos de banco de imagem

Please, don’t! Quer ter algum resultado no

Instagram? Ou você investe em uma equipe para fazer fotos do seu negócio ou você aprende você a fazer do celular. Das duas, uma. Mas banco de imagem com pessoas americanas para vender o seu negócio no Instagram simplesmente não dá mais.

Alternativas…

*Tem vários perfis que usam fotos de outros perfis / artistas para ilustrar e inspirar e dão créditos ao criador (marcam o @).

*Se for insistir em usar, pelo amor da deusa não usa com a marca d’água! Ou compra, ou pega de banco free.

 

2 // Post de data comemorativa

Alguém avisa a equipe de marketing para criar algo mais legal do que “cards” de Instagram escrito Feliz Páscoa, Feliz Dia do Índio, do Amigo, da Pizza… 

Pior é quando desdobram para o story. A mesma arte, com o mesmo “Feliz Páscoa”. Não dá. 

Parem de fazer isso em 2021 e nos anos subsequentes, thanks.

Alternativas…

*Se a data for muito muito muito estratégica, crie algo em cima da data, uma campanha especial, traz pessoas diferentes para falar sobre…

 

3 // Post com marca d’água / LOGO

Instagram é imagem, é foto, é pessoa, é inspiração. Aqueles “cards” com o logo igual em TODX as imagens não tem fundamento.

Se você tem um estilo, um padrão, uma identidade visual… não tem necessidade de grifar o logo em tudo. 

Se nem a #chanel faz isso, não vai ser nós, meros mortais. 

Alternativa

*Mostre o logo, as cores, no contexto da imagem… no mood…

 

4 // Vídeos longos demais

Eu não sei vocês, mas eu não assisto. 

E todos os perfis que administro demonstram o mesmo padrão – a maioria das pessoas não assiste vídeos longos até o final. Instagram é micro storytelling. É desafiador, mas o tempo que funciona por aqui é tipo anúncio de tv: é 15′ – 30′ – no máximo 1 minuto (se for algo muito bem feito e relevante)… As pessoas – a grande maioria – não têm paciência. E se tiver, o lugar não será no Instagram. Ta aí o sucesso dos reels para provar essa teoria. 

Alternativa…

*Faça um teaser no Instagram e encaminhe para outro lugar (estratégia de distribuição de conteúdo).

 

5 // Falta de foco nos assuntos

Se o seu objetivo final no Instagram é vender / promover o seu trabalho, um serviço, um produto, evite a enxurrada de assuntos sem pé e nem cabeça. 

Óbvio que quem usa o perfil do Instagram pessoal x profissional tem um desafio maior: tem que “humanizar” e mostrar a vida real, mas ainda assim, ter a visão do objetivo final = vender.

Postar o café, a mãe, a piscina, o biquíni, o cachorro, o papagaio, o filho, e querer que a pessoa compre o seu serviço x, aprenda, se inspire, não dá. Fica coisa de louco e sem conexão.

 

6 // Perfis “desumanizados”

Tenho casos de clientes que querem engajar e ter resultados apenas mostrando foto de produto x produto x produto. Não vai funcionar.

Instagram é uma rede social, o que pressupõe pessoas e interação. As pessoas querem ver e ouvir pessoas. Não querem ver foto de produto em still (fundo branco), e nem anúncio de produto o tempo todo.

É por isso que as influencers estão faturando alto por aqui, pois elas personificam as marcas / ajudam a humanizar. Think about it.

*Starbucks é um baita exemplo de como humanizar serviços x produtos no Instagram.

 

7 // Fotos mosaico e “feed infinito”

Simplesmente não faça isso. Sem mais. Não faz sentido nenhum para quem recebe um “pedaço de mão”, outro de “cabelo”… 

E nem pire no “feed infinito”. Aqueles que “colam” post com post infinitamente. Além de ser um trabalho do cão, a chance de dar ruim e ficar brega é grande. 

Feed harmônico, ok, e com ressalvas. Feed infinito nooo, jamé.

 

8 // Diagramação “torta” nos stories

Pelo amor de todex es deusx! Me dá uma ansiedade quando eu vejo stories com letras tortas. Eu fico pensando se quem vê vira as telas ou a cabeça para ler. Se você não é designer, e não faz isso propositalmente e com penso estético, don’t try. 

O que mais temos que rever no Instagram em 2021?

 

 

Texto escrito por @nicolesimonato

Para informações sobre mentorias, workshops e treinamentos e consultorias sobre Instagram e Marketing Digital, envie um e-mail para nicole@nicolesimonato.com.br. Se preferir entre em contato comigo por WhatsApp +55 51 98255-9256.

Leave a comment:

Follow me
Search